Equitare Rural

EQUITARE RURAL

Hostel, Restaurante tradicional e Centro hípico na Serra de Lousã

Os 6 benefícios físicos mais importantes da equitação em crianças

Se você está pensando em entrar no excitante mundo da equitação, não importa a sua idade, na Escola de Equitação Equitare Rural vamos falar sobre todos os benefícios físicos que você pode obter com esta benéfica prática esportiva. Assim, os 6 benefícios físicos mais importantes da equitação em crianças e adultos são principalmente desenvolvimento muscular e de força, melhora do equilíbrio e coordenação, benefícios do exercício aeróbico e anaeróbico e desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas.

A prática regular de equitação traz inúmeros benefícios para as crianças, pois melhora sua condição física relacionada ao desenvolvimento de força, coordenação e equilíbrio. Também melhora suas habilidades cognitivas, aprimorando a tomada de decisões e seguindo instruções. Andar a cavalo também traz uma infinidade de benefícios a nível emocional, pois não é apenas uma prática prazerosa e divertida, mas também aumenta a auto-estima e o desenvolvimento da empatia nas crianças.

São tantos os benefícios que andar a cavalo tem para as crianças e adultos que nesta publicação vamos focar-nos apenas em todas as vantagens que tem ao nível do desenvolvimento físico. Como diz a OMS (Organização Mundial da Saúde), todo movimento conta para melhorar a saúde.

Centro hípico em Miranda do Corvo. Quais são os 6 benefícios físicos mais importantes da equitação em crianças e adultos?

Quais são os 6 benefícios físicos mais importantes da equitação em crianças e adultos?

1. Andar a cavalo melhora o desenvolvimento muscular e a força.

Um dos benefícios da equitação é o desenvolvimento do equilíbrio e da estabilidade. Andar a cavalo exige que a criança permaneça estável na sela do cavalo, fortalecendo os músculos estabilizadores de todo o corpo, principalmente pernas, abdominais e costas que são ativados para manter a posição.

Andar a cavalo pode ser uma atividade física bastante exigente e exige muita resistência, o que favorece o desenvolvimento de resistência nos músculos de todo o corpo, permitindo que os músculos trabalhem por mais tempo sem fadiga.

Como podemos ver, a equitação nos permite trabalhar quase todos os músculos do nosso corpo, o que a torna uma atividade física realmente benéfica para a nossa saúde que nos permite realizar exercícios aeróbicos e anaeróbicos ao mesmo tempo.

Andar a cavalo melhora o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos dos braços, pernas e ombros. A equitação requer aprender a manusear as rédeas e a guiar o cavalo, pelo que os braços e as espáduas são elementos fundamentais para comunicar com o cavalo. Além disso, as pernas também são essenciais para manter o equilíbrio e comunicar e guiar o cavalo porque com elas também damos instruções.

2. A equitação melhora o equilíbrio das crianças

Como mencionado anteriormente, andar a cavalo ativa os músculos centrais, ou seja, as costas e os abdominais, para manter o equilíbrio na sela.

Andar a cavalo melhora a propriocepção, ou seja, a consciência do próprio corpo e de suas partes em relação ao espaço, pois a criança aprende a adaptar o corpo aos movimentos do cavalo e a manejá-lo no espaço para manter o equilíbrio.

3. Andar a cavalo promove a coordenação

Além disso, andar a cavalo favorece o treinamento de reações e reflexos rápidos, pois a criança aprende a responder rapidamente às ações do cavalo. Isto permite potenciar a capacidade de adaptação da criança para responder eficazmente a diferentes situações melhorando assim a coordenação dos movimentos.

Quando montamos um cavalo devemos coordenar diferentes partes do corpo para poder adaptar nossos próprios movimentos aos movimentos naturais do cavalo e, ao mesmo tempo, dar instruções e comandos ao cavalo. Desta forma, coordenamos nossos músculos centrais, braços e pernas como se fosse uma orquestra sinfônica.

4. Andar a cavalo melhora a motricidade grossa

O que são habilidades motoras grossas? As habilidades motoras grossas são aquelas que envolvem grandes movimentos coordenados controlados pelos principais músculos do corpo e o controle do corpo como um todo.

Como vimos, a equitação é uma atividade que envolve vários grupos musculares principais de forma coordenada, pois pernas, braços, ombros, músculos das costas e abdômen trabalham em conjunto para manter o equilíbrio e guiar o cavalo. Ou seja, andar a cavalo é extremamente benéfico para o desenvolvimento da motricidade grossa.

Relacionado às habilidades motoras grossas, à medida que o cavaleiro aprende a manusear as rédeas para dar instruções ao cavalo, a coordenação olho-mão melhora.

5. Equitação melhora habilidades motoras finas

O que são habilidades motoras finas? As habilidades motoras finas envolvem movimentos precisos e coordenados de pequenos músculos, geralmente nas mãos e nos dedos.

Embora seja verdade, os benefícios físicos mais importantes da equitação em crianças e adultos concentram-se principalmente na coordenação motora grossa, mas também podemos encontrar alguns benefícios no desenvolvimento da coordenação motora fina.

O manejo das rédeas requer o uso das mãos, dedos, polegares e pulsos para guiar o cavalo com precisão. Além disso, a motricidade fina será treinada principalmente na preparação do cavalo para a cavalgada, ao apertar e desapertar as correias e fivelas do equipamento do cavalo, ao escovar o cavalo ou ao colocar e ajustar a sela.

6. Andar a cavalo tem benefícios relacionados ao exercício anaeróbico

O que é exercício anaeróbico e como a equitação o favorece? O exercício anaeróbico é um exercício de curta duração e alta intensidade. É um tipo de exercício fundamental para melhorar a eficiência cardiovascular, desenvolvimento de força, resistência muscular e potência muscular.

Disciplinas equestres de maior intensidade, como Salto e Dressage, se beneficiam mais do exercício anaeróbico, pois exigem rajadas curtas e poderosas de atividade. Galopar e superar obstáculos também melhora a resistência anaeróbica, melhorando a capacidade de desempenho em esforços curtos e potentes.


Como pode constatar, andar a cavalo traz importantes benefícios físicos para crianças e adultos e encorajamo-lo, seja qual for a sua idade, a começar a praticar a equitação desportiva. Na nossa escola de equitação Equitare Rural, localizada em Miranda do Corvo, oferecemos aulas de equitação para todos os níveis, iniciante, médio e avançado. Aqui terá também a oportunidade de fazer emocionantes passeios a cavalo pela Serra da Lousã.