8 lugares para visitar em Miranda do Corvo
O Equitare Rural situa-se na aldeia de Godinhela, tão perto do centro histórico de Miranda do Corvo que apenas 2,8 km nos separam do Alto do Calvário, ou 2,6 km da Praça José Falcão. Como pode ver, podemos chegar a pé e percorrer todo o centro histórico de Miranda do Corvo.
O nome de Miranda do Corvo remete para a palavra Mirador, uma vez que neste concelho se situava um dos castelos pertencentes à rede defensiva do Mondego. Esta região foi invadida pelos árabes em 1116.
Mais tarde, em 1136, Dom Afonso Henriques, também chamado Afonso I de Portugal, o primeiro rei de Portugal, reconstruiu o castelo, destruído pelos mouros em 1116, e repovoou a área, sendo este o momento em que o município é fundado.
Praça José Falcão
Praça José Falcão
A Praça José Falcão é um passeio muito tranquilo com fontes e jardins onde pode tomar um café num dos seus muitos cafés ou bares.
Ao longo deste agradável passeio existe um pequeno lago atravessado por pontes.
Pelourinho e câmera Municipal
Localizada na Praça José Falcão está a câmara Miranda do Corvo. Em frente à Câmara Municipal de Miranda do Corvo existe uma réplica do Pelourinho de Miranda do Corvo que data do primeiro quartel do século XVI. Símbolos heráldicos podem ser vistos em sua coroa: as armas reais e a coroa, a esfera armilar e a cruz de Cristo.
Os restos do castelo medieval
Igreja Matriz
Infelizmente, hoje existem poucos vestígios do castelo medieval de Miranda do Corvo. Em 1700 foi dada permissão real para que as pessoas usassem as pedras do castelo para construir a Igreja Matriz e suas próprias casas.
A igreja matriz, de finais do século XIV, apresenta uma fachada neoclássica.
Alto do Calvário
O miradouro do Alto do Calvário, onde se encontra o Cristo-Rei, é um local fabuloso para ter excelentes vistas panorâmicas de Miranda do Corvo.
É neste enclave onde foi erguido o antigo Castelo medieval de Miranda do Corvo.
Torre Sineira
Esta torre sineira, juntamente com uma cisterna, são os únicos vestígios do antigo castelo medieval, conquistado pelos árabes em 1116.
Junto à torre Sineira, em 2011, foram encontradas algumas necrópoles escavadas na rocha antes do século XII. Especificamente, foram encontradas 24 sepulturas onde 42 indivíduos foram enterrados. Estes túmulos estão dispostos na orientação NO-SE, apesar de os cânones então em vigor especificarem que devem ser colocados com a cabeça virada para Oeste para receber Deus que desceu à terra a Oriente no dia do julgamento final.
Capela do Calvário
Em frente ao Cristo Rei está a Capela do Calvário.
Outros lugares de interesse
Templo Ecuménico Universalista
O Templo Ecumênico Universalista simboliza a paz e a harmonia entre as diferentes religiões. O templo homenageia as vítimas do fundamentalismo religioso.
Fica tão perto da Equitare Rural, que é possível alcançá-la através de uma pequena rota por trilhas cercadas por eucaliptos.
Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais
O Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais visa promover o património cultural e artesanal da vila de Miranda do Corvo.
Mostra como a tecelagem, a cestaria, o vime ou a olaria são trabalhados com as técnicas e ferramentas mais tradicionais herdadas dos nossos antepassados.
Posto de Turismo
Na Av. Dr. José Falcão encontra-se o Posto de Turismo de Miranda do Corvo. Recomendamos que você vá até lá para conhecer todas as atrações turísticas da região.
Teléfono: +351 239 530 316.
Galeria de Miranda do Corvo
Baixe gratuitamente o guia turístico para equitare rural
Ajudamos você a planejar suas férias mostrando todas as atrações turísticas perto de Equitare Rural.